quinta-feira, 18 de outubro de 2012

saveiro quadrada

Lançada em 1982, era equipada com motor 1.6 à ar, idêntico ao do Gol '82. Estava disponível nas versões 'S' (mais simples) e 'LS' (mais luxuosa).

Em 1984 passou a ser equipada com o motor AP 600 refrigerado a água.

Sempre acompanhando o "chefe da família", a Saveiro recebeu as mesmas alterações estéticas que foram introduzidas na linha '87: nova grade, faróis, piscas, capô,pára-lamas e pára-choques envolventes. A nomenclatura passa a ser 'CL' e 'GL'.

Em 1988 recebe novo painel, semelhante ao do Santana, mas bem mais simples, além de receber novos espelhos externos, também herdados do Santana.

Em 1990, a versão CL passa a ser equipada com o motor AE 1600 (decisão lamentável da VW). O motor AP 1800 passa a ser oferecido como item opcional na versão 'CL' e de série na versão 'GL'.

Nova modificação estética em 1991: capô, pára-lamas, grade e faróis seguem o padrão do Gol.

Em 1993 o motor AP 1600 volta a equipar a versão 'CL'. Os pára-choques passam a ser cinza e os carburadores agora são eletrônicos.

Em 1994 surge a versão Sunset, equipada com o motor AP 1800S (o mesmo do Gol GTS), além de possuir interior bem acabado, com painel satélite e bancos Recaro.

Em 1996 é lançada a versão Summer, também com motor AP 1800S e direção hidráulica.

Em 1997 a Saveiro ganha injeção monoponto de combustível.

Em 1998 é lançada a Saveiro reestilizada, seguindo as linhas do Gol lançado em 95 (Gol bolinha). É disponível nas versões 'CL' e 'GL'. A novidade fica por conta da pequena vigia logo atrás da porta, o que dá a impressão da cabine ser estendida. Esse efeito foi obtido através da utilização das portas do Gol quatro-portas, que são um pouco mais curtas que a da versão duas portas. O único ponto criticado da Saveiro é o enorme símbolo da VW na tampa traseira, ponto logo resolvido por alguns proprietários com um serviço de funilaria para retirar o símbolo e alisar a tampa.

No final de 1998 surge a Saveiro TSi, equipada com motor AP 2000 Mi.

Em março de 2000, a versão 'GL' deixa de ser produzida, por ter pouca procura.

Logo em seguida é lançada a Saveiro com as linhas da Geração III do Gol, nas versões 1.6, 1.8 e 2.0.

Novembro de 2000 - É lançada a série especial 'Summer', com acabamento exclusivo, faróis com moldura negra (como no Gol Turbo), adesivos da série, rodas 14" com pneus 185, calotas integrais, direção hidráulica e capota marítima de série. Como opcionais estão disponíveis ar-condicionado, CD Player e alarme. Além disso, um kit de praia, formado por guarda-sol, bonés, toalhas com sacola, cadeiras de praia, bola de vôlei e bolsa térmica acompanham os carros da série Summer.

Maio de 2001 - É lançada a série especial Fun, com motor 1.8. Conta, ainda, com direção hidráulica, rodas de liga leve exclusivas, faróis e lanternas de neblina e moldura dos faróis duplos pintados na cor do veículo. Tudo de série.

Dezembro de 2001 - Chega as concessionárias a série especial Summer 2002, que tem como carro base a Saveiro Plus, possui motor 1.8 a gasolina. Os fárois possuem duplo defletor e máscara negra, a antena é instalada no teto, e um arco tubular de protege a cabina. Além disso a Summer vêm de fábrica com capota marítima, vidros verdes escurecidos, rodas de aço 14", com pneus 185/60 e calotas Ubatuba.

A Saveiro Summer recebeu novo acabamento interno esportivo na cor preta, painel de instrumentos espumado e revestimento do assoalho da versão Sportline, com tapetes com a inscrição "Summer", banco do motorista com regulagem de altura, volante com 360 mm de diâmetro e direção hidráulica.